Fotografia de Alimentos para Restaurantes, Bares e Lanchonetes
Quando vamos em um restaurante, e olhamos o cardápio, somos mais propensos a pedir pratos que são identificados com fotos. E preferencialmente fotos boas (pois fotos ruins o efeito é o contrário, não pedimos). Parece falar o óbvio, mas esse ainda é um erro que vemos em muitos estabelecimentos.
E essa situação passamos constantemente: vamos a um restaurante, olhamos o cardápio, apenas com textos (sem fotos), e na chegada do prato a mesa vem a surpresa. Pode ser boa ou ruim. Essa sensação de ‘surpresa’ é algo que as pessoas não gostam de passar. E quer saber? Muitas delas pedem os pratos triviais justamente por não querer arriscar pedir um prato que ele não tem ideia de como virá. Fico imaginando o quanto que esses restaurantes perdem a chance de vender novamente para esses clientes, e vender pratos que inclusive tem uma rentabilidade melhor.
Somos estimulados pelos nossos SENTIDOS: visão, olfato e paladar são os principais sentidos aguçados quanto degustamos uma refeição.
Não é apenas o equipamento que é utilizado para fotografar, mas uma série de fatores que contribuem para o resultado final, que incluem também produção de alimentos (food styling). Cada elemento foi posicionado de forma pensada.
Quando olhamos a imagem, temos muito mais informações e que nosso cérebro irá subjetivamente aprovar como algo que nos agrade.
• tem cores mais vivas (entendemos que isso é algo bom, saboroso, fresco);
• a carne tem uma aparência de suculenta e que acabou de sair da chapa quente;
• as batatas parece bem assadas e com uma aparente crocância da casca;
• os acompanhamentos na frente dão uma boa noção da quantidade.
Da mesma forma que quando temos um problema no coração procuramos um cardiologista e não um clínico geral, em fotografia de alimentos podemos dizer que o mesmo também é verdade.
Fotografar alimentos é conseguir registrar em uma imagem bidimensional todo o volume do alimento, as suas texturas, o aroma, o sabor, mostrar seus principais ingredientes e as sensações que iremos ter ao degustar esse prato.
Veja alguns exemplos para entender melhor essas Sensações que podemos transmitir em alimentos:
• Crocante (torrada)
• Suculento (filé mignon)
• Aerado (bolo)
• Fresco (saladas)
• Bebida Quente (café)
• Bebida temperatura ambiente (vinho)
• Bebida Gelada (caipirinha)
• Congelado (sorvete)
E para isso usamos várias técnicas, desde forma de apresentação, iluminação, preparação do prato (food styling) e tratamento de imagem.
Fotografia de Alimentos: Redes de Franquias
Um segmento semelhante ao de Restaurantes e Bares, porém fotos para Redes de Franquias é um pouco diferente.
Essas Redes de Franquias precisam de trabalhos mais primorosos e que muitas vezes se diferenciem de Restaurantes. Geralmente com verbas maiores de investimento, é exigido um trabalho com mais detalhes e acabamentos. Em alguns casos a forma de contratação do fotógrafo pode ser por diária de fotografia, ou então por imagem finalizada.
Para as franquias, geralmente as fotos serão utilizadas nos mais variados formatos e mídias, então na maioria das vezes eles são fotografados em fundo branco.
No quesito de Investimento, as Redes de Franquias levam um pouco de vantagem sobre Restaurantes, pois o seu investimento necessário na produção das fotos, será amplamente utilizado por todas os franqueados, o que acaba tornando um investimento pequeno perto do resultado que ele irá gerar para a marca e seus franqueados.
Mas a grande maioria das Redes de Franquias não nascem grandes, muitas delas começam pequenas, e aos poucos vão atraindo mais investidores e interessados em abrir franquias.
Fotografia de Alimentos para Indústria Alimentícia
Fotografia e tratamento de imagem para gastronomia | culinária | alimentos
O nosso trabalho é produzir imagens para aumentar o apetite de seus clientes.
Para produção de fotografia de alimento é fundamental ter conhecimento sobre as técnicas de culinária e entender a forma como os mais variados alimentos se comportam, criando assim uma fotografia que transmita sensações agradáveis ao paladar.
Desenvolvemos soluções em fotografia de alimentos totalmente adaptadas às necessidades de cada cliente para criar imagens de qualidade valorizando o seu produto, que podem ser utilizadas em assessoria de imprensa, livros, embalagens, revistas, anúncios, menu boards e cardápios.
Oferecemos um serviço completo desde o estudo do potencial fotográfico de cada tema, a produção de gastronomia, a fotografia e o tratamento digital. Faça fotografias conosco e tenha imagens para deixar os seus clientes com água na boca.
Fotografia de Gastronomia
Uma boa fotografia de comida valoriza os alimentos, desperta o apetite e dá água na boca.
A verdadeira degustação começa com os olhos. Ver uma fotografia de gastronomia bem produzida é o primeiro passo para despertar o apetite e estimular os clientes a buscarem os sabores daquela imagem. Paladar e visão se complementam para que a experiência em gastronomia se torne única.
A Fotografia de Gastronomia é um assunto muito específico que exige do fotógrafo conhecimento de técnicas e truques tanto de fotografia e iluminação quanto de manipulação de alimentos também.
A comunicação de seu restaurante, buffet ou food truck terá muito mais sucesso, se com uma fotografia que valorize o produto. E esse é o objetivo do trabalho do fotógrafo de gastronomia: produzir fotografias de alimentos que dão água na boca e vontade de comer.
Uma fotografia de qualidade deixará seu cardápio muito mais atraente e bonito, além de ajudar a promoção do seu negócio em redes sociais, como Facebook e Instagram e no trabalho em parceria com sua assessoria de imprensa.