CURIOSIDADES NA COSINHA

Bacalhau não é um peixe

É isso mesmo, você não leu errado e nós também não enlouquecemos! Bacalhau não é um peixe.
Muita gente não sabe, mas não existe uma espécie de peixe chamada “bacalhau”. Na verdade, até 5 espécies podem virar um.

Tá duvidando?! Então deixa eu contar uma história…

Dos Vikings ao século XIX

Aconteceu lá na época dos Vikings, que ficavam meses e meses viajando pelos mares. Como naquela época não existia geladeira nem métodos efetivos de resfriamento, os vikings inventaram uma maneira sensacional e simples de conservar os peixes: secando-os ao sol.

Isso mesmo, a história do bacalhau começou com os Vikings! Algum tempo depois, o sal foi introduzido nesse processo pelos povos bascos e, anos mais tarde, um holandês criou a primeira indústria de transformação de peixes na Noruega.

Lá os peixes eram limpos e passavam por um processo de secura e salga, o que dava a cor, textura e o delicioso sabor que todos (ou quase todos) adoramos ainda hoje.

Ou seja, pra resumir: bacalhau não é uma espécie de peixe, mas sim o nome que damos a peixes específicos depois de um processo de salga e secura.

(Se aquele seu amigo pescador disser que pescou um enorme bacalhau ali na praia de Copacabana, você já sabe que é realmente história de pescador 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *